ADT Security Services - Brasil

O que fazer em caso de furto, extravio ou perda de documentos pessoais?

Seja por descuido, roubo ou furto, perder documentos é uma situação muito comum no dia a dia dos brasileiros.

Segundo indicador da Serasa Experian, basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de tornar-se vítima de golpes e extravios. A maioria das pessoas não sabe o que fazer ao enfrentar esse tipo de situação e, como consequência, demora para tomar alguma atitude.

A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, elaborou uma série de dicas sobre como impedir que esse problema aconteça, além de orientar para as principais providências a serem tomadas para evitar que o documento seja usado por criminosos. Confira.

Como se prevenir?

1. Documentos: cheque se é realmente necessário andar com todos os documentos na carteira. A recomendação é carregar apenas um documento de identificação com foto e deixar os demais em casa;

2. Estranhos: nunca deixe seus documentos em mãos de pessoas estranhas, pois elas podem clonar os dados;

3. Telefone: evite passar seus dados por telefone. Muitos criminosos fingem ser de determinada empresa e ligam para as vítimas para confirmar números de documentos. Desconfie;

4. Números e senhas: memorize os números de seus documentos e as senhas de seus cartões, nunca deixe-os anotados em algum lugar;

O que fazer ao perceber que o documento sumiu ou foi extraviado?

1. Boletim de Ocorrência: a primeira atitude a ser tomada ao ser vítima de extravio ou perder documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte, cartão de cheques, cartões de crédito etc) é ir à Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Em alguns estados, como São Paulo, é possível registrar a ação pela internet por meio da Delegacia Eletrônica;

2. Comunicar aos órgãos de proteção ao crédito: após cadastrar o alerta no sistema de crédito, o cidadão será informado que está diante de uma fraude caso algum criminoso tente fazer uma operação. Para comunicar o bloqueio de documentos, basta acessar os sites dos órgãos Serasa, SPC e SCPC;

3. Bloquear cartões e talões de cheque: entre em contato com o atendimento de seu banco ou vá pessoalmente e solicite o bloqueio dos cartões de crédito e talões de cheque;

4. Passaporte: no caso de furto, roubo ou extravio de passaporte, além de todos os procedimentos usuais, é obrigatório o comparecimento a um posto da Polícia Federal para comunicar a ocorrência;

5. 2ª via: após realizar os procedimentos anteriores, é necessário solicitar uma segunda via do documento pessoal. O local varia de acordo com o documento, mas o serviço também é oferecido por unidades do Poupatempo.

Também é importante ficar atento ao fazer compras online, pois é uma ótima oportunidade para golpistas clonarem cartões e roubarem informações pessoais. Veja aqui algumas dicas de como evitar situações do tipo.

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