ADT Security Services - Brasil

Os perigos da selfie

A sua segurança pode ser afetada até por uma inocente selfie. Conheça algumas dicas de cuidados na internet para evitar roubos em residências.

Dicas de cuidados na internet para evitar roubos em residências

Em tempos de redes sociais e de compartilhamento de informações pessoais, a segurança residencialpode ser afetada até por uma inocente selfie. Para evitar exposição desnecessária e situações mais graves, como o roubo à residência devido a informações colhidas nas redes sociais, a ADT, empresa demonitoramento de alarmes, relacionou seis dicas de boas práticas na internet.

“Às vezes, uma foto da família produzida dentro de casa pode conter informações importantes sobre a planta da residência ou revelar a existência de objetos de valor como obras de artes e joias. Algumas vítimas ficam surpresas de saber como as suas informações de redes sociais foram utilizadas para facilitar a invasão no domicílio”, alerta Robert Wagner Santos, coordenador de Treinamento e Processos da empresa de segurança patrimonial ADT.

Mas ele lembra que sempre há tempo de seguir algumas dicas simples e eficientes nas redes sociais para se evitar a invasão de domicílio.

1 – Rotina Familiar

Evite colocar nas redes sociais dados sobre a rotina da família, como escola onde as crianças estudam, os cursos extracurriculares delas e local de trabalho do casal. Muitas vezes, estas informações encontram-se nas imagens postadas, como por exemplo, no emblema do uniforme da criança. Ao informar sobre sua rotina, é muito mais fácil saber quando a casa está sozinha.

2 – Amigos Virtuais
Nas redes sociais, evite aceitar pessoas que acabou de conhecer em festas ou eventos, ou que sejam amigos de amigos. Lembre-se, nós não temos o hábito de convidar para nossa casa alguém que acabamos de conhecer. Precisamos ter a mesma atitude com os amigos virtuais, evitando que estranhos tenham acesso ilimitado à nossa intimidade, através de fotos e posts.
Nunca aceite pessoas desconhecidas no perfil, mesmo que pareça uma pessoa inofensiva e “legal”. Muitos perfis criados são falsos, e seu único objetivo é descobrir brechas na rotina das pessoas e descobrir a oportunidade certa para realizar os roubos.
Tenha cuidado com as férias e os feriados. Não suba posts acompanhados com #partiuférias, #fomosviajar, #ferias e #arrumandoasmalas. Este tipo de hashtag atrai aqueles que têm intenção de invadir residências quando estão desocupadas.
Cuidado com as informações compartilhadas nas redes sociais. Elas podem ser indexadas aos sites de buscas como o Google e qualquer um pode ter acesso a elas. Não compartilhe informações onde seja possível identificar o endereço da residência.
Ao abrir uma nova rede social, faça a configuração correta para que apenas amigos possam ver os seus posts, e não amigos de amigos, pois isso abre um leque enorme de pessoas que podem acessar suas informações sem que você as conheça. Se não souber direito como configurar as redes sociais, existem excelentes templates na internet com estas dicas de segurança.

3 – Perfil Falso

4 – De olho na #Hashtag

5 – A rede não tem limite

6 – Ajuste suas permissões

Marcadores:

COMPARTILHAR

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.
Alem dos posts, também desejo receber novos materiais gratuitos por email.

Obrigada por se cadastrar!

Agora você receberá em seu e-mail as novidades da ADT, dicas de segurança e muito mais.