ADT Security Services - Brasil

Transporte coletivo: dicas de segurança para usuários

Diariamente, milhares de pessoas usam o sistema de transporte público para se locomover de suas casas para o trabalho, escola, faculdade etc. No entanto, com a pressa do cotidiano, é comum que os usuários fiquem distraídos, tornando-se vulneráveis e alvos fáceis para bandidos.

Quem nunca foi vítima ou conhece alguém que já foi assaltado e/ou furtado no transporte coletivo? Segundo dados da SP Trans, o número de assaltos em ônibus em São Paulo no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, cresceu mais de 50% em relação ao mesmo período de 2016. Foram 99 roubos de janeiro a março contra 64 nos primeiros três meses do ano passado. Locais com alto fluxo de pessoas e pouca segurança, portanto, exigem cautela. A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, orienta para alguns cuidados necessários para evitar furtos e roubos em transportes coletivos, terminais de integração e pontos de embarque e desembarque. Confira as dicas.

1. Se possível, compre a passagem com antecedência. Assim você evita ter que abrir a bolsa ou a carteira. Se precisar comprar na hora, deixe o dinheiro separado;

2. Evite conversar com estranhos e até mesmo com amigos sobre assuntos confidenciais como seu endereço, local de trabalho etc;

3. Na parte da noite, permaneça em lugares mais iluminados e evite ficar sozinho em locais isolados;

4. Coloque a bolsa na parte de frente do corpo e nunca a deixe de lado ou pendurada nas costas;

5. Não guarde celular, carteira, dinheiro e objetos de valor nos bolsos traseiros;

6. Durante a locomoção, evite tirar cochilos;

7. Sente longe das portas de embarque/desembarque. Procure ficar em assentos próximos ao motorista e ao cobrador;

8. Mantenha a atenção para alguma atitude suspeita. Se desconfiar de alguém, desça do transporte e procure pela polícia. Em caso de assalto, mantenha a calma e não reaja.

Também postamos em nosso blog algumas medidas de segurança para evitar roubos e furtos de bolsas e dicas de como recuperar um celular roubado. Confira aqui e aqui.

COMPARTILHAR

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.
Alem dos posts, também desejo receber novos materiais gratuitos por email.

Obrigada por se cadastrar!

Agora você receberá em seu e-mail as novidades da ADT, dicas de segurança e muito mais.