Disponha de boa iluminação, especialmente nas áreas externas, evitando deixar lugares escuros que permitam aos criminosos se ocultarem.
Preocupe-se que o local seja visível de dia e de noite, de modo que a polícia e os serviços de segurança não percam tempo procurando o lugar em caso de emergência.
Coloque cortinas, grades metálicas para acessos e lâminas autoadesivas para proteger a vitrine.
Ser for possível, instale câmeras de vídeo de alta definição e equipamentos de gravação (preferencialmente digitais) em pontos críticos: acessos, vitrine com mercadoria de alto valor e caixas de pagamento.
Coloque a caixa registradora longe dos acessos, protegendo-as com vidros grossos e disponibilize caixas para guardar o dinheiro.
Antes de entrar no local, preste atenção para ver se há pessoas estranhas próximas. Em dúvida, afaste-se do local e chame a polícia. Em caso de assalto ou roubo, jamais enfrente os criminosos.
Dentro da empresa
Evite que pessoas estranhas circulem livremente pela empresa. Limite as áreas acessíveis e nos acessos aos setores restritos, que estas sejam acompanhadas sempre de um funcionário.
Instrua toda a sua equipe sobre as normas básicas de segurança e como proceder frente a diferentes situações de urgência. Deixe em lugar visível a todos os telefones de emergência.
Se você detectar a presença de estranhos no edifício ou pessoas desconhecidas trabalhando fora do horário, esteja atento e em dúvida, comunique-se com a polícia e/ou com a sua empresa de segurança, a medida que ela lhe ofereça em contrato tais serviços.