ADT Security Services - Brasil

Incêndio

Apesar das pessoas se darem conta do perigo que representam os incêndios, em geral, não fazem o necessário para se manterem a salvo e proteger os seus lares ou locais de trabalho.

Os especialistas recomendam que as pessoas vivam e trabalhem em áreas que não são focos de risco de incêndios e que as construções de casas, escritórios e edifícios sejam sempre construídos com materiais à prova de fogo.

Mas o mais importante, que eles aconselham, é ter sempre um plano de ação em uma emergência de incêndio. A principal precaução é manter desimpedidas as vias de escape para salvar vidas.

Conselhos de segurança:

Pensar num cenário de segurança contra incêndios

Casas, escritórios e edifícios precisam contar com uma rede de irrigação e extintores de incêndio para as emergência. É necessário reconhecer as áreas mais propensas às chamas para reduzir os riscos de inflamação.

Sinalizar um número de emergência

É recomendável ter sempre ao alcance um número de emergência para reportar imediatamente os Bombeiros, a Polícia e os Serviços Médicos frente a um incêndio.

O fogo deve ser apagado por especialistas

Nunca se deve tentar apagar o fogo sem o apoio de uma equipe de especialistas, já que na ânsia de solucionar o problema, pode-se agravar a situação. Bombeiros contam com a experiência necessária para combater efetivamente as chamas, minimizando o impacto e os riscos.

Manter-se em estado de alerta

Ainda que o incêndio tenha sido controlado pelos Bombeiros, recomenda-se estar atento a qualquer manifestação de reativação do fogo. Qualquer sinal de fumaça ou cinza ativa, principalmente o risco de colapso de estruturas, devem ser vigiados para manter a emergência sob controle.