ADT Security Services - Brasil

Roubo e intrusão

Na maioria dos roubos ou invasões que afetam casas, comércios e escritórios, os ladrões geralmente entram através de um acesso (porta ou janela) comumente aberto por descuido ou de grande vulnerabilidade.

Hoje em dia, muitos roubos podem ser prevenidos simplesmente colocando em prática algumas estratégias para inibir os ladrões.

IMPORTANTE

Frente a um caso de roubo ou invasão é preciso lembrar que existe muito mais em jogo do que bens materiais. Antes de tudo, deve-se priorizar a segurança e integridade das pessoas envolvidas nesta situação.

Conselhos de Segurança

Os seguintes conselhos são sobre como prevenir uma situação de roubo ou invasão:

  • O uso de um sistema de alarme sempre será um forte elemento de inibição deste tipo de risco.
  • Antes de ir dormir ou sair de casa, apartamento ou escritório, é necessário verificar se portas e janelas ficaram devidamente fechadas.
  • Instalar uma grade adicional nas portas e janelas exteriores. O uso de um bloqueio extra que possa só ser manipulado pelo lado interno.
  • Evitar instalar portas de vidro nas áreas que conectam com algum quintal ou jardim, o que é bastante atrativo aos ladrões. Na impossibilidade de trocar as portas de vidros deslizantes, o uso de uma tábua na parte inferior-interior da porta dificultará abrí-las pelo lado externo.
  • Suspeite de qualquer pessoa que solicite entrar na sua casa, apartamento ou escritório, alegando razões de manutenção desconhecidas por você. É essencial exigir sempre que a pessoa que entre no imóvel, porte algum tipo de identificação.
  • É prioritário trocar rapidamente as lâmpadas exteriores queimadas, já que os ladrões mais experientes saberão interpretar como um sinal de vulnerabilidade e podem se aproveitar disso.
  • Mantenha árvores e arbustos localizados perto das portas e janelas podados. Estes são utilizados pelos ladrões para se ocultarem e, inclusive, como escada.
  • O apoio de vizinhos é fundamental e hoje mais do que nunca, com a tecnologia mobile, a comunidade pode se organizar e se alertar mutuamente através do uso de chat, SMS e das redes sociais.
  • Evitar que a correspondência não seja retirada do acesso principal e que objetos de valor não fiquem à vista.