Dicas de Segurança

10 DICAS PARA ANDAR DE BICICLETA COM SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A bike foi criada há séculos atrás e mesmo assim é uma escolha moderna e inteligente de transporte para quem vive nas cidades nos dias de hoje. A bicicleta chegou com tudo e não tem hora de ir embora, o que não quer dizer que não devemos pedalar com cuidado pelas ruas. Oriente-se com a ADT e saiba como andar de bike com segurança.

Substituir o carro por uma bicicleta tem suas vantagens: é mais ecológico, econômico e saudável. Por esse motivo, o número de pessoas que utilizam a bicicleta para se locomover nas cidades grandes só aumenta. Em 2016, por exemplo, foi instalado um contador eletrônico de ciclistas na avenida Faria Lima, em São Paulo. Em fevereiro, o equipamento, então inédito no Brasil, registrou 69.628 viagens de bicicleta. Durante o mesmo período deste ano, o contador marcou 79.006 ciclistas, o que representa um aumento de 13,5%.

A maioria das cidades brasileiras, no entanto, não possui a infraestrutura necessária para esse tipo de transporte. Ao optarem pela bicicleta, muitos ciclistas passam por um período de adaptação ao andar em ruas de grande fluxo e sem os ajustes necessários. Pensando nisso, a ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, listou algumas medidas que devem ser tomadas para andar de bike na cidade com segurança e conforto. Confira.

1. PLANEJE O TRAJETO

Pesquise qual é o melhor caminho para sua locomoção. Opte por locais mais tranquilos e que tenham descidas.

2. ANDE SEMPRE À DIREITA

Por ser a área destinada aos veículos em menor velocidade, a faixa da direita é mais segura.

3. EVITE ANDAR NA CONTRAMÃO

A velocidade dos carros em relação ao ciclista é muito maior, aumentando as chances de acidentes graves.

4. COMUNIQUE-SE COM OUTROS VEÍCULOS

Faça gestos e explique o que você quer fazer. Alguns equipamentos podem te auxiliar na comunicação, como o espelho retrovisor, para visualizar os outros veículos, e a campainha, para alertar os pedestres.

5. AUMENTE A ATENÇÃO AO CRUZAR UMA PONTE

A diferença entre a velocidade da bicicleta e dos automóveis é muito grande. Ao passar uma ponte, aumente a velocidade, tome a pista e sinalize bem.

6. FIQUE SEMPRE VISÍVEL

Roupas claras são as melhores opções e, durante a noite, use luzes e refletores para que as pessoas te enxerguem (use sempre luz branca na frente e vermelha atrás; dessa forma, os motoristas saberão se você está indo ou vindo).

7. DIAS DE CHUVA

Em dias chuvosos, use capa de chuva e paralamas (o acessório evita que a água rebata no ciclista).

8. PROTEJA-SE

O uso do capacete, especialmente para quem está começando, é essencial. A habilidade em se equilibrar na bike em situações variadas vem com a prática e o tempo. Além disso, em caso de acidente, o capacete diminui a chance de traumatismo craniano.

9. NÃO ANDE NAS CALÇADAS

Os pedestres que estão de costas para você podem dar um passo para o lado sem te ver chegando. Um carro pode sair de dentro de uma garagem e te acertar. Se precisar passar pela calçada, desmonte a bicicleta e torne-se um pedestre.

10. NÃO FURE O SINAL 

É obrigação do ciclista reduzir e aguardar que o sinal mude para o verde novamente.

Evite, também, pedalar com fones de ouvido. A ação é perigosa e pode causar acidentes, já que os fones podem bloquear sons relevantes e te impedem de prestar atenção no que se passa ao redor.

Post Relacionados

  • O que é geolocalização

    Entenda o que é a geolocalização na segurança e como essa tecnologia traz mais proteção. Saiba mais sobre o assunto aqui no blog da ADT.

    Ver mais
  • Diferença entre câmera dome e bullet

    Qual a diferença entre a câmera dome e bullet e como escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades. Saiba mais no blog ADT.

    Ver mais
  • Diferença câmera de segurança analógica e digital

    Saiba a diferença da câmera de segurança analógica ou digital, como escolher e quais as principais vantagens de cada uma aqui no blog da ADT.

    Ver mais