
28 October 2016
A IMPORTÂNCIA DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA
- Tabla de contenido
- MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA
- PREVENIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO
- CONFIRA A LISTA DE DELEGACIAS ELETRÔNICAS DE CADA REGIÃO DO BRASIL
Instrumento de ordem legal que noticia o crime em detalhes, tem suma importância para auxiliar as investigações das autoridades competentes.
Responsável por levar as autoridades policiais e judiciais a notícia do crime, o Boletim de Ocorrência é a ferramenta mais importante produzida pela Polícia Militar. É por meio dela que o processo judicial será investigado, pois é a partir das suas informações que o crime é notificado.
A precisão das informações contidas em um Boletim de Ocorrência são, em seguida dele como ferramenta, cruciais para o fechamento do processo judicial, em vista de que são coletadas e avaliadas ainda sob a tensão dos acontecimentos.
Esse documento formaliza a notitia criminis às autoridade competentes cedendo dados imprescindíveis como nome dos agentes, vestígios, vítimas, instrumentos e produtos de crime, documentação, placas, entre outros. Sua existência também pauta as ações e operações policiais, servindo como instrumento que guia as investigações.
Seu conceito mais literal é de um documento formal, que aborda ordenada e detalhadamente os fatos e ocorrências que demandam intervenção policial, sendo que essas se conceituam como sendo qualquer forma que afete a ordem pública, exigindo medidas policiais.
Como documento oficial, o Boletim de Ocorrência visa princípios expressos e reconhecidos da Administração Pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, motivação, entre outros. Sendo assim, é necessário que sua redação seja extremamente minuciosa, sendo obrigatório a utilização norma culta da língua portuguesa, além de clareza, impessoalidade, coerência e objetividade. Em suma, deve se ater apenas aos fatos, e não às impressões da pessoa que o redige.
Diante dessas definições, conseguimos justificar quão importante é tomar essa ação quando ocorrem furto, roubo, ameaças, preconceitos, entre outros mais graves.
Registrar um boletim de ocorrência é assegurar-se de uma série de transtornos futuros, bem como colaborar para as investigações e segurança de uma determinada área, delatando suspeitos, evitando assim, que novos crimes aconteçam.
Em caso de furto ou roubo de celular, por exemplo, o Boletim de Ocorrência poderá auxiliar no rastreamento dos criminosos. Já em caso de ameaça, caso venha acontecer algo à pessoa, após o registro do Boletim, serão investigados e interrogados os autores ou supostos.
MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA
Graças à tecnologia e à internet, hoje, os cidadãos não precisam mais enfrentar filas e se deslocar até a delegacia mais próxima para registrar seu Boletim de Ocorrência. Através da Delegacia Eletrônica é possível registrar o B.O. de um computador ou até mesmo do celular, na hora em que for mais conveniente para a vítima.
Para realizar seu Boletim será necessário um endereço de e-mail, caso contrário não é possível conclui-lo.
Pelo site é possível fazer ocorrências sobre desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; ameaça; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima.
Muitas pessoas tem a impressão de que só porque é feito pela internet, o Boletim de Ocorrência tem menos valor. Isso é um equívoco, uma vez que as declarações são dadas como verdadeiras o declarante assume essa responsabilidade. Trata-se de um documento oficial, emitido pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e também assinado por uma Autoridade Policial.
PREVENIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO
A realidade é que ninguém quer sofrer um assalto ou ter a casa roubada. E contar com esse tipo de serviço seria melhor, se não fosse pela fatalidade e inconveniência passados nessas situações.
O Boletim de Ocorrência é uma ferramenta de utilização policial de extrema importância nesses casos. Mas há ainda maneiras que podem auxiliar não só na investigação, como na captura dos bens roubado ou furtados e dos envolvidos. A contratação de um serviço de monitoramento, seja residência, escritório ou estabelecimentos comerciais é uma delas.
Além de redução de riscos, segurança extra e agilidade em realizar um chamado de emergência, imóveis que possuem sistema de monitoramento tem redução de até 94% nos furtos e roubos.
Por meio de equipamentos modernos e uma central preparada 24 horas por dia, o sistema de monitoramento ainda salva as gravações, ajudando a polícia na identificação dos suspeitos, a avaliar hora e data precisos, entre outros detalhes. Outro benefício é na possibilidade de identificar as pessoas antes de abrir as portas, evitando a incidência de invasões e assaltos.
Mas, no final das contas mesmo, a tranquilidade é o principal benefício da contratação de um sistema de monitoramento. Não há dinheiro que pague a segurança da sua propriedade, dos seus bens e da sua família. Como diria o ditado, é melhor prevenir, do que remediar.
CONFIRA A LISTA DE DELEGACIAS ELETRÔNICAS DE CADA REGIÃO DO BRASIL
Acre – http://www.delegaciaonline.ac.gov.br/
Alagoas – http://www.delegaciainterativa.al.gov.br/
Amazonas – http://www.delegaciainterativa.am.gov.br/
Bahia – https://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/
Ceará – http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/
Espírito Santo – http://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/
Goiás – https://raivirtual.ssp.go.gov.br/
Maranhão – https://delegaciaonline.ssp.ma.gov.br/
Mato Grosso – https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/
Mato Grosso do Sul – http://devir.pc.ms.gov.br/
Minas Gerais – https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/
Pará – http://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/
Paraíba – http://www.delegaciaonline.pb.gov.br/
Pará – http://www.delegaciaeletronica.pr.gov.br/
Pernambuco – https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
Piauí – http://dv.pc.pi.gov.br/
Rio de Janeiro – https://dedic.pcivil.rj.gov.br/
Rio Grande do Norte – http://www3.defesasocial.rn.gov.br/BoletimCidadao/
Rio Grande do Sul – https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/
Rondônia – http://www.delegaciavirtual.ro.gov.br/
Roraima – http://www.pc.rr.gov.br/
Santa Catarina – https://delegaciavirtual.sc.gov.br/
São Paulo – https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home
Sergipe – https://portalcidadao.ssp.se.gov.br/DelegaciaVirtual
Tocantins – https://www2.ssp.to.gov.br/delegaciavirtual/
Post Relacionados
-
Dicas de Segurança
12 September 2020
3 minutos
10 dicas para evitar roubos e furtos de residências no Carnaval
Conselhos que todo mundo precisa saber para deixar seu lar seguro antes de cair na folia!
Ver más -
24 May 2017
CUIDADOS AO ANDAR COM DINHEIRO NA CARTEIRA
Com tanto perigo pelas ruas, além de diversas opções de pagamento mais seguras, as pessoas estão andando com cada vez menos dinheiro em suas carteiras e preferindo o uso dos cartões de crédito e débito.
Ver más -
12 February 2025
2 minutos
sistema de vigilancia eletronica
O sistema de vigilância eletrônica age rápido em situações inesperadas. Entenda mais sobre esse processo neste artigo do blog da ADT
Ver más -
03 July 2025
1 minuto e 22 segundos
Você sabe o que é um fotodetector? Confira tudo aqui!
O fotodetector é um sensor que detecta a luz, muito utilizado em sistemas de segurança. Quer saber mais? Confira neste artigo do blog da ADT.
Ver más -
09 May 2025
2 minutos
ADT SMART VÍDEO ALERTA: Mais Segurança, Mais Agilidade
Com essa nova solução, você conta com uma resposta ainda mais rápida e eficiente da nossa central de monitoramento.
Ver más -
30 June 2017
CELULARES PODEM SERVIR COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA PARA IDOSOS
Segundo dados do IBGE, a população está envelhecendo cada vez mais. Em 2005, os idosos representavam 9,8% dos brasileiros. Em dez anos, o número subiu para 14,3%. Ao longo desse tempo, a terceira idade também tornou-se mais adepta à tecnologia. Enquanto alguns idosos mantêm aversão a aparelhos eletrônicos, outros mostram interesse, fazem cursos ou pedem auxílio para filhos e netos.
Ver más
Fale com a gente
Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..
