O que é geolocalização

Para entender o que é a geolocalização, você precisa saber que esta tecnologia funciona em quase tudo. Ela ativa ao pedir um carro por aplicativo, encontrar algum comércio perto do seu bairro ou quando você quer recomendações de lugares para visitar quando viaja.

E, claro, não poderia ficar de fora quando falamos de segurança. Na área de residências e comércios, as ferramentas de geolocalização podem ajudar a monitorar e a proteger todos seus ambientes de uma forma totalmente personalizada, que garanta a proteção mesmo quando você estiver fora de casa. 

Com a ADT, essa tecnologia vai muito além de simplesmente mostrar sua localização em um mapa. Mas como usar a geolocalização na segurança? Com ela, é possível proteger o que é mais importante para você. Vamos entender como isso funciona?

O que é a geolocalização?

De forma simples, o que é a geolocalização? Com ela, você pode obter a localização de dispositivos por meio de sinais enviados por satélites, torres de celular e até redes Wi-fi, e saber com precisão onde algo ou alguém está.

Quando você usa o GPS no Waze ou no Google Maps, por exemplo, está usando a geolocalização. Quando faz uma compra em um aplicativo e deseja receber em sua casa, o mesmo acontece.

E na segurança isso não é diferente, já que, com ela, você pode saber a localização exata de dispositivos como câmeras e alarmes, o que é extremamente útil em casos de emergência.

Quais os tipos de geolocalização disponíveis?

Além de entender o que é a geolocalização, é necessário conhecer as várias formas em que esta tecnologia se apresenta, cada uma com suas particularidades e especificações de segurança, que podem ajudar a tornar seu dia a dia mais prático, como

  • GPS (Global Positioning System): é o método mais comum, e utiliza uma rede de satélites para calcular a posição com alta precisão. Isso acontece principalmente se você estiver ao ar livre.
  • Wi-Fi: usa redes Wi-Fi para determinar a localização, o que é útil em ambientes internos, como dentro de prédios.
  • Bluetooth: em curtas distâncias, o Bluetooth pode ser usado para identificar a localização, principalmente em dispositivos que estão muito próximos.
  • GSM (Global System for Mobile Communications): é o aplicativo de geolocalização usado pela ADT, e se baseia nas torres de comunicação das operadoras de celular. 

Geolocalização via GSM: Como funciona na ADT?

Na ADT, a geolocalização via GSM é perfeita para residências e comércios. O seu dispositivo  (seja um alarme, uma câmera ou sensores de presença) se comunica com as torres de telefonia móvel próximas.

Por meio da tecnologia GSM, é calculada a localização exata, por um processo que se chama triangulação, que cruza as informações de várias torres para identificar onde o dispositivo está.

O mais interessante é que esse sistema de geolocalização não depende do sinal de GPS, o que significa que funciona perfeitamente em locais fechados ou onde o GPS poderia falhar, como garagens, subsolos e prédios com muitas paredes.

Funcionalidades de geolocalização na ADT

Agora, você pode estar se perguntando: “Ok, entendi o que é a geolocalização, mas como ela melhora a minha segurança?”. Vamos conhecer algumas funcionalidades que a ADT oferece com base na geolocalização.

Geocerca

Uma das funções mais bacanas da geolocalização na ADT é a Geocerca, que funciona da seguinte forma: você define uma área geográfica, como o raio de 500 metros ao redor da sua casa. 

Quando você sai dessa área, o sistema pode enviar lembretes automáticos para ativar o alarme, por exemplo. E se alguém entrar nessa área sem autorização? O sistema detecta, e você é avisado imediatamente.

Câmeras e alarmes integrados

Imagine que sua casa está protegida por câmeras e alarmes conectados ao sistema da ADT pelo Smart Vídeo. Se algum movimento for detectado enquanto você estiver fora da Geocerca, o sistema automaticamente envia imagens alertas ao seu celular.

Isso acaba permitindo que você veja o que está acontecendo e monitore tudo em tempo real. Tudo isso, combinado com a geolocalização GSM, garante ter o controle total, esteja onde estiver.

Automação residencial

A geolocalização também facilita a automação dos seus dispositivos. Por exemplo, assim que você entra na Geocerca com o seu smartphone, o sistema pode ativar as luzes externas da sua casa ou desativar o alarme assim que te reconhece chegando. 

Com essa tecnologia, é possível tornar sua rotina ainda mais prática, sem precisar se preocupar com todos os detalhes, no momento que chega ou sai de sua casa.

Aproveite mais da geolocalização com a ADT

Para saber mais sobre os produtos ADT com geolocalização, conheça o ADT Smart Controle. Com ele, você adquire todas as tecnologias de segurança com geolocalização e garante mais proteção para seu ambiente, monitorando tudo pelo nosso app exclusivo.

E se quiser saber mais, além de o que é a geolocalização, confira outros posts no blog ADT. Aqui, você fica por dentro de tudo sobre alarmes, câmeras, sensores de presença, lâmpadas e muito mais. Confira tutoriais, guias e dicas para manter todos os seus espaços ainda mais seguros e tecnológicos.

Post Relacionados

  • Diferença entre câmera dome e bullet

    Qual a diferença entre a câmera dome e bullet e como escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades. Saiba mais no blog ADT.

    Ver mais
  • Diferença câmera de segurança analógica e digital

    Saiba a diferença da câmera de segurança analógica ou digital, como escolher e quais as principais vantagens de cada uma aqui no blog da ADT.

    Ver mais
  • Equipamentos de segurança residencial

    Os equipamentos de segurança residencial são essenciais para a proteção da sua casa. Conheça mais sobre eles e suas funcionalidades aqui no blog da ADT.

    Ver mais